|
|
Registros recuperados : 5 | |
2. | | MARRENJO, G. J.; PÁDUA, E. J. de; SILVA, C. A.; SOARES, P. C.; ZINN, Y. L. Impactos do cultivo por longo tempo de arroz inundado em Gleissolos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 51, n. 8, p. 967-977, ago. 2016. Título em inglês: Impact of increasing atmospheric concentration of carbon dioxide on coffee leaf rust and coffee plant growth. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
3. | | REIS, D. N. dos; FURTINI NETO, A. E.; RESENDE, A. V. de; SIQUEIRA, M. C.; MORETTI, B. da S.; PÁDUA, E. J. de. Agrominerais como fontes de fósforo e potássio para a cultura do milheto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
| |
4. | | REIS, D. N. dos; PÁDUA, E. J. de; FURTINI NETO, A. E.; RESENDE, A. V. de; MOREIRA, S. G.; TORQUETI, S. T. dos S. Rochas "in natura" como fonte de nutrientes para plantas de girassol. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
| |
5. | | PÁDUA, E. J. de; REIS, D. N. dos; RESENDE, A. V. de; FURTINI NETO, A. E.; MOREIRA, S. G.; TORQUETI, S. T. dos S. Rochas "in natura" e seu efeito no crescimento do girassol. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 29.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 13.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 11.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 8., 2010, Guarapari. Fontes de nutrientes e produção agrícola: modelando o futuro: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2010. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
| |
Registros recuperados : 5 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amapá. Para informações adicionais entre em contato com cpafap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
07/03/2023 |
Data da última atualização: |
07/03/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. de; SIMÕES, A. F.; SANTIAGO, S. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; ALINE FURTADO SIMOES BARBOSA, CPAF-AP; SILMA SANTIAGO, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LÚCIA NEVES DENIUR. |
Título: |
Contribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ODS" da agenda 2030. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2022. |
Páginas: |
p. 255-274. |
Descrição Física: |
E-book. |
ISBN: |
978-65-86901-89-4 |
DOI: |
10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
GT 14 Educação Ambiental. Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. |
Conteúdo: |
Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como
uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; ODS; Programa Embrapa & Escola. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Recurso Audiovisual. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia; Audiovisuals; Environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02619nam a2200277 a 4500 001 2152144 005 2023-03-07 008 2022 bl uuuu u01u1 u #d 020 $a978-65-86901-89-4 024 7 $a10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014$2DOI 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. de 245 $aContribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ODS" da agenda 2030.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora$c2022 300 $ap. 255-274.$cE-book. 500 $aGT 14 Educação Ambiental. Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. 520 $aAlcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. 650 $aAmazonia 650 $aAudiovisuals 650 $aEnvironmental education 650 $aEducação Ambiental 650 $aRecurso Audiovisual 653 $aAgenda 2030 653 $aODS 653 $aPrograma Embrapa & Escola 700 1 $aSIMÕES, A. F. 700 1 $aSANTIAGO, S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amapá (CPAF-AP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|